O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CÂNCER DE MAMA

31 jul 2017

O câncer de mama é segundo tumor maligno mais frequente entre as mulheres no mundo todo, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. A doença acomete cerca de 50 mil brasileiras a cada ano, sendo mais comum em mulheres com idade a partir de 50 anos.

Sintomas do Câncer de Mama

Algumas alterações do corpo podem sugerir um possível quadro de câncer na mama. Na presença desses sinais, é de extrema importância que a paciente consulte um médico, único capaz de identificar o problema e indicar o melhor tratamento. Atente-se aos casos de:

• Presença de nódulo na mama;
  • Secreção com sangue pelo mamilo;
  • Mudança na forma ou textura da mama;
  • Dor, desconforto ou inversão do mamilo;
  • Inchaço nos gânglios da axila.

Tratamentos do Câncer de Mama

Dentre os tratamentos utilizados no combate ao câncer de mama estão os chamados tratamentos locais, que consistem em procedimentos realizados exclusivamente na mama e axila, não atingindo outras regiões do corpo. Eles incluem cirurgias para a retirada do tumor ou tratamentos com radioterapia.

Outro método disponível são os tratamentos sistêmicos, como as quimioterapias, as terapias hormonais ou as terapias-alvo. São medicamentos que podem ser administrados de forma oral ou injetados na corrente sanguínea.

A equipe médica, composta de oncologista, mastologista e radioterapeuta, irá determinar qual é o tratamento mais adequado para cada paciente, de acordo com a agressividade do tumor, estágio da doença e condições clínicas da paciente.

Fontes:

Conheça os serviços da São Germano Oncologia.