Importância da família e amigos durante e após o tratamento

06 jan 2020

O diagnóstico e o tratamento de câncer podem ser uma experiência difícil e desafiadora para o paciente. Mas não precisa ser vivenciada sozinho. O suporte emocional da família e amigos tende a ser benéfico para a recuperação dos pacientes e fortalecimento das relações familiares e de amizade.

Ter uma rede de apoio comumente contribui para a renovação da positividade e organização da rotina de tratamento do paciente. Colegas e parentes podem ajudar também nas tarefas cotidianas, no estímulo a manutenção de uma rotina que extrapole os cuidados em torno da doença ou mesmo para conversar ou desabafar.

Como evitar o isolamento

Algumas pessoas que passaram pela experiência de tratar uma neoplasia relatam vivências de isolamento, por vezes protagonizadas por elas próprias, noutras pelo afastamento de pessoas próximas. Psicólogos e pesquisadores apontam que a falta de informação é um dos principais fatores que levam à solidão, o que pode ter vários impactos na saúde mental do paciente e até mesmo no tratamento do câncer.

Buscar dados sobre como a doença age, quais terapias serão ministradas, como funcionam, possíveis efeitos colaterais físicos e comportamentais ajuda o paciente a lidar com as alterações em seu corpo e propicia aos amigos e parentes a chance de saber como se relacionar com fatores como oscilações de humor, cansaço ou qualquer outro aspecto do enfrentamento à doença.