06 jan 2020
O diagnóstico e o tratamento de câncer podem ser uma experiência difícil e desafiadora para o paciente. Mas não precisa ser vivenciada sozinho. O suporte emocional da família e amigos tende a ser benéfico para a recuperação dos pacientes e fortalecimento das relações familiares e de amizade.
Ter uma rede de apoio comumente contribui para a renovação da positividade e organização da rotina de tratamento do paciente. Colegas e parentes podem ajudar também nas tarefas cotidianas, no estímulo a manutenção de uma rotina que extrapole os cuidados em torno da doença ou mesmo para conversar ou desabafar.
Algumas pessoas que passaram pela experiência de tratar uma neoplasia relatam vivências de isolamento, por vezes protagonizadas por elas próprias, noutras pelo afastamento de pessoas próximas. Psicólogos e pesquisadores apontam que a falta de informação é um dos principais fatores que levam à solidão, o que pode ter vários impactos na saúde mental do paciente e até mesmo no tratamento do câncer.
Buscar dados sobre como a doença age, quais terapias serão ministradas, como funcionam, possíveis efeitos colaterais físicos e comportamentais ajuda o paciente a lidar com as alterações em seu corpo e propicia aos amigos e parentes a chance de saber como se relacionar com fatores como oscilações de humor, cansaço ou qualquer outro aspecto do enfrentamento à doença.
São Germano - Oncologia © Todos direitos reservados - Rs Press