Dicas e Cuidados para pacientes oncológicos no verão
A recém-chegada estação do calor traz a necessidade de cuidados especiais quando se está em tratamento oncológico. Além da tradicional proteção solar, as altas temperaturas podem potencializar o desconforto surgido durante o tratamento com algumas terapias, como ressecamento da pele e boca ou a perda de apetite. Se for o seu caso, veja abaixo como driblar algumas dessas sensações incômodas.
- Perda de cabelo: para proteger o couro cabeludo, recomenda-se o uso de protetor solar, lenços, chapéus e bonés. Caso a pele esteja sensível, indica-se atentar ao forro desses acessórios (quando possível, prefira aqueles com tecidos de toque mais suave, como o cetim).
- Ressecamento e descamação da pele: de acordo com o tratamento realizado, é comum que a pele fique mais seca. O consumo de água e sucos ajudar a manter a hidratação corporal. Evitar banhos muito quentes e usar cremes e loções hidratantes também ameniza esse efeito colateral. Outra dica é atentar aos desodorantes e perfumes. Muitos desses produtos possuem álcool em sua composição, contribuindo para os processos de ressecamento e descamação. Desodorantes em creme podem prevenir.
- Boca seca: picolés, raspadinhas e bebidas geladas ajudam a driblar a sensação, além de contribuir para aplacar o calor.
- Perda de apetite: o impacto de alguns medicamentos, ao lado de altas temperaturas, pode impactar a vontade de se alimentar. Variar o cardápio e optar por pratos e ingredientes frescos ajuda a manter o apetite. Evitar ingerir líquidos antes das refeições também evita a rápida sensação de saciedade.
- Falta de ar ou dificuldade para respirar: evitar ambientes extremamente quentes ou secos auxilia a respiração. Aparelhos umidificadores de ar ajudam a baixar a temperatura, sem deixar o ambiente seco. Optar por fazer atividades externas no início e fim do dia ou após pancadas de chuvas são outras possibilidades de amenizar esse tipo de mal estar.