CUIDADOS COM O FRIO DURANTE A QUIMIOTERAPIA

31 jul 2017

As baixas temperaturas observadas neste inverno em São Paulo vêm gerando desconforto para muitas pessoas. Os pacientes em tratamento de quimioterapia devem ter cuidado redobrado nesta época do ano, já que alguns medicamentos quimioterápicos podem levar a um aumento da sensibilidade ao frio. Com isso pode ocorrer sensação de formigamento e choque pelo corpo, principalmente nas mãos e nos pés.

Recomendações durante a Quimioterapia em época de frio

Para evitar esse tipo de reação, o paciente deve manter o corpo bem aquecido, em especial as extremidades. Para isso, está indicado o uso de luvas, meias grossas e gorros ou tocas, principalmente se houve queda de cabelo por conta do tratamento. Vale também aumentar o consumo de chás e outras bebidas mornas, além de evitar a ingestão de líquidos gelados. Outra recomendação é evitar o contato com objetos que estejam em temperaturas mais baixas, como pisos frios, refrigeradores e maçanetas.

Alguns tratamentos podem também provocar queda na imunidade dos pacientes de quimioterapia. É necessário prestar o máximo de atenção à ocorrência de febre e à presença de sintomas sugestivos de infecções das vias respiratórias. Alguns exemplos são: tosse, coriza e falta de ar. Para prevenir-se dessas complicações, o paciente deve lavar as mãos frequentemente com água e sabão. Também recomenda-se evitar ambientes fechados e/ou climatizados e não ter contato com outras pessoas com sintomas de gripe ou resfriado. No caso de febre ou outros sinais de infecção, o médico assistente deve ser informado imediatamente.

Fontes:

Conheça a São Germano Oncologia e saiba mais sobre os nossos serviços.